MULHER BURRA-MB

O Espetáculo foi escrito por Carla Araujo e Lígia Hsu
Adaptação do livro MULÉ É BICHO BURRO MERMO de Danielle Means, Giseli Rodrigues, Ana Márcia Cordeiro e Lina Ventura.


Esta é uma comédia que trata das suas, das dela, das nossas aventuras amorosas. Enfim, fala das histórias de todas as mulheres que já viveram o amor pelo menos uma vez na vida.

A peça traz situações e comportamentos típicos de modernos relacionamentos amorosos, sérios ou não. É uma visão bem-humorada da mulher independente, esclarecida, bem sucedida e que ainda assim, inevitavelmente “emburrece” quando se apaixona. Esse já é um assunto estudado e discutido em livros, seriados, filmes ao redor do mundo e sempre com grande sucesso de crítica e de público.

“Mulher Burra- Entenda por que sua inteligência diminui quando você se apaixona” conta a história de Mariana, Renata e Carolina, mulheres por volta dos 30 e tantos anos de idade, separadas, enroladas ou solteiras, com a vida profissional estabilizada, mas que não se cansam de experimentar, comer  e errar em busca de um grande amor

Em sua busca, Mariana acaba sempre se envolvendo com homens mais jovens tentando não perceber o tempo passar. Renata prefere um estilo de vida alternativo e supostamente descolado, mas que não dispensa um amante à moda antiga. Carolina sempre se envolve tão intensamente com vários tipos de homens que quase chega a enlouquecer. As armadilhas amorosas vividas por essas mulheres trazem desde um guia dos tipos de homens mais perigosos existentes no mercado até um dicionário de “cafagestês.”

O que importa mesmo para essas mulheres é a jornada, ainda que dolorosa e cômica em busca do par ideal. Contando e ouvindo histórias essas mulheres não querem perder a oportunidade de entender e de fazer entender por que a inteligência feminina diminui quando se apaixonam.

De uma forma muito leve e divertida, mas também realista e tocante, a peça fala do amor e das conseqüências dele. Tudo isso com o conhecimento de causa de quem realmente entende do assunto: Mulher Burra

A DIRETORA


Karina Barum nasceu em Brasília, em 11 de agosto de 1976 e passou sua infância e adolescência em Porto Alegre.

Aos 20 anos mudou-se de Porto Alegre para São Paulo para cursar na Escola de Teatro Célia Helena. Sua estreia no teatro foi com o espetáculo “Os Menestréis”, de Oswaldo Montenegro.

Na tevê, a atriz estreou em 1994, na novela “74,5, Uma Onda no Ar”, na extinta Manchete. Depois passou por “Malhação”, até que fez sucesso em 1998, ao interpretar Shirley de “Torre de Babel”, na Globo. Também na Globo deu vida às personagens Débora, de “Malhação”, em 1997, e Tiburcina, em “A Padroeira”, de 2001. Sua novela mais recente foi em 2005 em “Esmeralda”, no SBT. Em 2006 esteve num episódio da série “Carga Pesada” (Globo).

No cinema, ela estreou em 1996, atuando em "O Monge e a filha do Carrasco", de Walter Lima Jr. Logo depois, Karina atuou em "Buena Sorte" (1997), de Tânia Lamarca, e "O Quinze", de Jurandir Oliveira. Um dos seus últimos trabalhos foi "Corpos Alados", um curta-metragem dirigido por Paulo Furtado e Domingos Meira. No cinema também mostra seu talento de produtora, como no curta “Três Pedras”.

A atriz tem dado vida a muitos personagens no teatro. Atuou como atriz e produtora nos espetáculos "O mistério de Gioconda” (2003) e "De Alma Lavada" (2004). Seus trabalhos mais recentes são nas peças "Lolitas” (2006) e “As Mentiras que os Homens Contam” (2007),

Em julho de 2007, participa do "Linha Direta Justiça", interpretando a guerrilheira Genivalda, amiga de Cabo Anselmo.

Em 2008, Karina subiu novamente nos palcos estreando a peça "Herótica - Cartilha Feminina Para Homens Machos".

Em 2010, a atriz passa a integrar o elenco das peças "Como Monitorar um Homem" e “Trair e coçar é só começar”. Em 2011, está dirigindo o espetáculo “Mulher Burra"

AS ATRIZES (2012)

Carla Araujo (atriz, produtora e autora do espetáculo)

Trabalha como atriz desde 1990, em Santos, sua cidade natal.
Pós graduada em Linguagens da arte- USP. Formada em Letras e Artes Cênicas. Teve oportunidade de estudar com profissionais renomados como Plínio Marcos, José Celso, Elias Andreatto, Marcello BoffaAlexandre Borges, Mariana Muniz, Dagoberto Feliz, Pâmela Duncan entre outros. Estudou na Neighborhood Playhouse school oftheater, na cidade de Nova York e na Universidad de La Ciudad de México. Atualmente estuda o treinamento IAS de interpretação
Alguns trabalhos:
Teatro: Atuação: Sonhos de uma noite de verão SESI Santos supervisão de Elisa Correa, Vida de drogas -com Walcyr Carrasco e Luis Gustavo Alves (2004), Tristezas americanas e Filosofia do sexo 1,2 e 3 (2007-2009)com a Cia Marquesa de teatro, Frida Khalo grupo TEP, MULHER BURRA Cia Maria Bonita entre muitos outros.  
Assitente de direçãoVila Belmiro(2002), A última coisa acontece no seu coração(2001) grupo TEP, Filosofia do sexo 2 Cia Marquesa e MULHER BURRA.
Produção: MULHER BURRA, FILOSOFIA DO SEXO E MY LITTLE MONSTERS
Autora: MULHER BURRA e MY LITTLE MONSTERS
TV: Participação na novela Deus nos Acuda.
Apresentadora do programa VIVA MAIS - TV+ Publicidade: Campanha Pedigree sachê e supermercado Wall Mart, entre outros.
Cinema:  Suriname Gold- 2012, Curtas metragens- Você diz que me odeia-2001, Na história de nós dois-2002
Participação em Festivais:
Espetáculo " A invenção de Acubaldo e os mitos da Floresta"
FESTIVAL INTERNACIONAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO- 2001
Espetáculo´”A invenção de Acubaldo e os mitos da floresta”
XVI MULTIRÃO DO FOLCLORE -1999
Espetáculo´”A invenção de Acubaldo e os mitos da floresta”
FESTIVAL COCA-COLA SESI DE TEATRO-1999
Espetáculo´”A invenção de Acubaldo e os mitos da floresta”
FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA- (FRINGE) 2002
Espetáculo “A última coisa acontece em meu coração”
FESTA 44-Festival Santista de Teatro Amador-2002
Espetáculo “Vila Belmiro” -indicação melhor atriz



Fernanda Hartmann
Atriz formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/Turma 60) e cursa Bacharelado em Direção Teatral pela ECA-USP. Iniciou seus estudos teatrais aos 14 anos, ainda em Santa Maria (RS)
Alguns Trabalhos:
Teatro:Atuação: Participou de  peças teatrais como O Pagador de Promessas (de Dias Gomes), Macbeth (de Shakespeare) e Bonitinha Mas Ordinária (de Nelson Rodrigues) pela Cia Retalhos de Teatro/ Direção Helquer Paez; Navalha na Liga (Dir: Helder Mariani) e Tebas (dir. Luís Mármora). Com a peça O Beijo no Asfalto (de Nelson Rodrigues/ Dir. Helquer Paez) participou do Porto Alegre em Cena de 2007 e no mesmo ano foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no II Festcarbo- Festival Estadual de Teatro da Região Carbonífera- Arroio dos Ratos- RS.
Direção: Dirigiu 2 esquetes: Dilema (do conto de Nelson Rodrigues) e O Belo Indiferente (de Jean Cocteau). Teve experiência como dramaturga na peça O Amor é Mais Azul Que as Flores (em parceria com Helquer Paez e Julieno Vasconcellos).
Cinema:Atuou em 5 curtas (Espectro – dir. Jayme Filho; Para Onde Vamos? – dir. Carlos Fernando Rodrigues;  Alice – dir. Filipe Ferreira; Massal e o Cavalinho – dir. Alessandro Veloso e Carinhoso – dir. Daniel Franco).

Júlia Cruz
Estuda Cinema na FAAP e interpretação no treinamento IAS.
Estudou com vários diretores, entre eles: Cininha de Paula, Fernando Leal, Nôra Prado, Françoise Fourton, Jacques Lagoas.
Alguns Trabalhos:TV: Rede Globo: Araguaia, Caminho das Índias, Malhação, Cama de Gato, Casos e Acasos, Estrelas (2 episódios), Ciranda de Pedra,  Amazônia, América, entre outras. Também fiz algumas na Record, Bandeirantes e SBT.
Cinema: Atuação em dois curtas-metragens: "Iniquidades"  com supervisão deCininha de Paula e participação de Leona Cavalli e Ernani Moraes e "ÀSombra da Psiquê", dirigido por Cláudio Heinrich e com atuação de RoccoPitanga e André di Biase. Direção; Flor-de-Lis, com Thais Melchior e Diego Riques e "Quando Amanhece" com Homero Ligeri, Alessandra Venansi e Van Loppes.
Teatro: Atuação; O sonho de uma noite deverão, Os escarpins da princesa,  Os Saltimbancos, A árvore, Quem pensa que entendeu não entendeu, entendeu?, MENTE, Auto de Natal e Retratos do Mundo-Intimidades (com direção artística do francês Philippe Jamet).
Direção: Espetáculo "Julieu e Romieta - um clássico às avessas", vencedor de 4 prêmios, dentre eles juri popular. Também dirigi dois filmes:

FICHA COMPLETA

Texto:Carla Araujo e Lígia Hsu

Adaptação do livro Mulé é um Bicho Burro Mermo de Danielli Means, Giseli Rodrigues, Lina Vieira e Ana Márcia Cordeiro

Direção :Karina Barum

Elenco 2012: Carla Araujo, Fernanda Hartmann e Júlia Cruz.

Elenco 2011: Carla Araujo, Lígia Hsu e Daniela Dams

Supervisão Artística: Jolanda Gentileza

Trilha Sonora: Vanessa Barum

Iluminação: Rodrigo Souza

Operação de som: Rodrigo Rahal

Fotografia:  Rodrigo Turco

Assessoria de imprensa: Carla Martins

Produção Geral: Cia Maria Bonita

Contato: ciamariabonita@gmail.com