COMÉDIA FUTEBOL CLUBE- CFC

Texto escrito por Carla Araujo
Direção de Anselmo Vasconcellos
Trilha sonora de Moraes Moreira

Comédia Futebol Clube é um passeio em campo. 
Nossos craques desfilam táticas irresistíveis do bom humor, aquele, muito falado, mas pouco visto, o humor inteligente. 
O texto de Carla Araújo constrói e descontrói uma narrativa hilária tendo como foco a paixão do brasileiro pelo esporte mais praticado do mundo.
Coordenando as jogadas, o menestrel das quatro linhas, Anselmo Vasconcelos faz a trupe bater um bolão.
Marcelo, Jorge, Bia, Andrea e Paula são os personagens centrais hilários nessa tática de construção e desconstrução que com diversos outros tipos brasileiros entrecortam situações que vão muito além do teatro convencional.
Da exaltação do torcedor ao  futebol arte em debate, da pelada entre amigos às baladas com “Marias Chuteiras”. Cenas que compõe o ambiente caótico e despojado de uma paixão nacional.
Elevar o futebol ao status de arte é lugar comum, o que Comédia Futebol Clube faz é bem mais que isso. 

Nos identificamos com os personagens, arquétipos de uma “Nação de Chuteiras”, que equilibram amor e ódio e cultivam amizade e rivalidade na mesma medida.


O DIRETOR: 
ANSELMO VASCONCELLOS
 É ator ,diretor, roteirista,professor, pesquisador e autor de livros, sua atuação se inicia nos anos 70 com grupos como O Grupo Opinião e Living Theather onde estuda e faz seus primeiros espetáculos como o histórico O Ultimo Carro de João das Neves,. É descoberto pelo cinema e desde esta década filma em sequência com os mais diversos diretores do cinema brasileiro integrando elenco de filmes como Eles Não Usam Black Tie de Leon Hirszman, Leão de Ouro em Veneza, Tudo bem de Arnaldo Jabor, Republica dos assassinos de Miquel Faria, Brasilia 18% de Nelson Pereira dos Santos, Xico Xavier de Daniel Filho e mais de 30 longas e inúmeros curtas. Filma com diretores estrangeiros como Pia Tikka da Finlandia, Françoies Labonte do Canadá, Rene Mazur e Zalman King dos EUA. Recebe diversos premios por sua atuações no cinema como ator e roteirista. ´Premiado como diretor de teatro adulto pelo MinC - Trofeu Mambembe 1988.Atua e,dirige em mais de 100 espetáculos teatrais no Rio de janeiro e diversas cidades brasileiras.
É professor de interpretação ,efetivo da Funarj e trabalha ha 25 anos na Escola Estadual de Teatro Martins Pena, tendo sido diretor desta instituição no período de 1988 a 1990.Escreveu o livro Comédia , a arte da Irreverencia, editora Lacre 2011 a partir de suas pesquisas com sua aluna Raquel Villela. Escreve o romance biografico das geração dos 70 , A Volta ao Mundo, em finalização. Escreve o roteiro de Um Taxi para Viena Daustria adaptação do romance homonimo de Antonio Torres e recebe o premio MInc 1990 de Melhor Roteiro para longa Metragem .Escreve e filma o argumento de O apostador, telefilme premiado e selecionado pelo MInc 2000.
Atua em todas as emissoras de televisão. faz novelas, minisséries, humorísticos e seriados. Como A Justiceira e Hilda Furação, Tv Globo. Bronco com Ronald Golias TV Band, Mandacaru e Amazonia TV Manchete e Cupido Eletronico para TV de Portugal.É contratado exclusivo da Tv Globo e está no elenco fixo do humorístico Zorra Total desde 2000.
Atualmente dirige o espetáculo Comédia Futebol Clube, que estreará em maio no Teatro da Livraria da Vila , no Shopping JK Iguatemi.

A Autora e assistente de direção:
CARLA ARAUJO
 Atriz desde 1993. Formada em Letras pela Universidade São Marcos (SP). Também professora de inglês. Atriz de formação ampla e variada com grandes profissionais da arte. Dentre eles: Marcelo Boffa,Plínio Marcos,Andréa Polarozzi,José Celso Martinez Correa,Mariana Muniz. Experiências no Exterior: Neighborhood Playhouse School Of The Theater -- New York City Curso livre de interpretação Universidad de la Ciudad de México Preparação para o ator ( canto, dança e improvisação)
Participou de diversos festivais importantes no país, entre eles: Festival Internacional de São José do Rio Preto, Festival Internacional de Curitiba.
Atuou e fez assistência de direção em diversos espetáculos, entre eles Frida Khalo, A última coisa acontece em meu coração, Vila Belmiro. Grupo TEP, Vida de Drogas. Walcyr Carrasco & Luís Gustavo Alves ,Tristezas Americanas – Cia Marquesa de Teatro, Filosofia do Sexo, além de também ter produzido My Little Monsters, All Stories for You, Mulher Burra, com a direção de Karina Barum
Em 2010 fundou a Cia Maria Bonita de Teatro.
Autora dos espetáculos Mulher Burra, My Little Monsters e Comédia Futebol Clube.
Atualmente produz, atua e faz assistência de direção nespetáculo Comédia Futebol Clube, direção de Anselmo Vasconcelos,que estreará em maio no Teatro da Livraria da Vila , no Shopping JK Iguatemi.

O ELENCO:

DIEGO RODDA
Orientação musical

Participou de diversas montagens entre elas:
Seja Bem vinda
Funerária Vá com Deus
Sonho de uma noite de verão
Homens de papel 
Os miseráveis
A Galinha dos ovos de ouro
Castro Alves
O mambembe
A lenda do quebra nozes
Dom quixote
O mágico de Oz
Sessão da tarde
Lado B
Salteimbancos
Tratamento para machos
Comédia Futebol Clube                 


NATÁLIA ALBUK        


 Natália Albuk, atriz paulistana formada pelo Teatro Escola Célia Helena em 2010,
Estudou com grandes profissionais do teatro, entre eles Ruy Cortez, Eduardo Okamoto,Samir Yasbek, Ondina Castilho, entre outros.
Formou-se com Vivien Buckup com quem interpretou interpretou Alzira Power no espetáculo Galeria.
Ainda antes de se formar, atuou nos espetáculos Sex and the Sampa e A Garota do Blog no Teatro Bibi Ferreira.
Em 2011 voltou aos palcos com A Garota do Blog e Sex and the Sampa 2. Atuou em cinema em dois curtas metragem, com as atrizes Angela Dip e Flávia Pucci,
Em 2012 trabalhou como preparadora do elenco do espetáculo Sex and the Sampa que reestreiou no Teatro Ruth Escobar.
Atualmente faz parte do elenco do espetáculo Comédia Futebol Clube, com a direção de Anselmo Vasconcellos,que estreará em Maio de 2013 no Teatro da Livraria da Vila, no shopping JK Iguatemi. 

JOANA CYTRYNOWYCZ

Atriz nasceu em Brasília e mora em São Paulo desde 2004. Formou-se em Psicologia na Universidade São Marcos e em arte Dramática pelo SENAC Lapa Scipião.

Trabalhou com os diretores Domingos Oliveira, na peça “Apocalipse” no Rio de Janeiro em 2009 e Felipe Hirsch na ópera “Rigoletto”, em comemoração aos cem anos do Theatro Municipal de São Paulo em 2011.

Participou do Núcleo de Direção Teatral da Escola Livre de Teatro em 2010 com Luis Fernando Marques, do Núcleo de Teatro Documental, em 2011 com Janaína Leite, do grupo XIX de Teatro e em 2013 na Oficina prática de montagem com Juliana Galdino da Cia Club Noir.

Trabalhou no espaço temático Sítio do Pica Pau Amarelo no papel da Emília em 2012.

Trabalhou também como professora de teatro e expressão corporal no projeto de profissionalização de jovens adultos com síndromes autistas – Projeto realizado em parceria do Centro Pró Autista com o Senai em 2007.

Faz circo desde 2006 na modalidade acrobacias aéreas (tecido, lira e trapézio).
Atualmente trabalha na equipe de produção da Santo Forte Produções e integra o elenco do espetáculo Comédia Futebol Clube, com direção de Anselmo Vasconcelos 

JULIANO DIP


Juliano Dip é ator e jornalista, começou no rádio em 2003. Trabalha há cinco anos como apresentador e repórter da rádio CBN.

Em 2008 trabalhou em Roma, na Itália, como repórter e apresentador da Rádio Vaticano, onde ficou por um ano até voltar ao Brasil para ser repórter da rede de televisão SBT.

No teatro já foi dirigido por Jairo Mattos, Anselmo Vasconcellos, Ednaldo Freire, Hugo Possolo e Paulo Goulart Filho, entre outros. Representou textos clássicos como Sonho de uma noite de verão, de Willian Shakespeare e Calígula de Alberto Cammus.

Pós-graduado em cultura e arte pela Unesp, trabalhou também com Comedia Dell Arte no espetáculo O Mentiroso, interpretando Dr. Balanzone, no espetáculo que teve direção de Maria Eugênia de Domenico


MARIA BIA MARTINS( Stand in)


Maria Bia Martins Atriz e Cantora. Iniciou sua carreira na ALEBRA – Associação de Livres Espetáculos de Brasília – com o musical “Rent” e “Grease”. Neste último interpretando a personagem Rizzo. Atuou pela primeira vez em São Paulo no musical “Miss Saigon” e desde então em diversos outros, entre eles “Hairspray”, adaptação de Miguel Falabella, no qual interpretou uma das cantoras do trio Dinamites; “Jekyll and Hyde – O Médico e o Monstro; e uma adaptação da Ópera do Malandro, no qual interpretou a personagem Teresinha. Trabalhou também com Vladmir Capella no premiado espetáculo“O Colecionador de Crepúsculos” e com André Heller Lopes na Ópera “O Crepúsculo dos Deuses”, no Theatro Municipal de São Paulo. Seus mais recentes trabalhos são: o infantil “A Turma da Lancheira”, que percorreu quase 50 CEUS (Centros Educacionais Unificados), o musical “O Chapeleiro Maluco”, onde interpretou a personagem Rainha Branca; e a peça “Depois daquela viagem”, baseado em livro best-seller sobre o HIV que, depois de uma temporada em SESC’s, continua em turnê pelos SESI’s do interior. Atualmente trabalha como Stand In do espetáculo Comédia Futebol Clube, com direção de Anselmo Vasconcelos 

A EQUIPE COMPLETA:
TRILHA SONORA: MORAES MOREIRA
EDIÇÃO DE TRILHA: STUDIO 1- DIEGO RODDA
OPERAÇÃO DE LUZ: LUZIA ROCHA
OPERAÇÃO DE SOM: RODRIGO RAHAL


PRODUÇÃO: CIA MARIA BONITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário